Delícia de Cultura

O Delícia de Cultura é um canal culinário que traz para a sua mesa – e sua telinha – a cultura dos diversos cantos do Brasil. Apresentado por Gabriela Weber e Pedro Matos com um papo super descontraído, os programas abordam vários aspectos da cultura dos estados “marginalizados” pela mídia de massa. Nossa pesquisa começou com um brainstorming a partir tema central desigualdade.

Em uma das suas ramificações, conseguimos chegar no subtema marginal e por fim, contextualizando, no tema final: marginalização da cultura brasileira.
Com esse tema em mãos, começamos a pensar em soluções para esse problema. A resposta veio com a criação de um programa culinário que fosse capaz de suprir a demanda por conteúdo fora do eixo Rio-São Paulo, que detêm juntos grande parte da produção audiovisual do país. Não só em termos técnicos, como também em termos de conteúdo. Boa parte das novelas e programas se passam nessas duas cidades.​​​​​​​

Como episódio piloto, decidimos começar pelo último estado a ser criado. O Acre. Como poderíamos aliar um vídeo informativo com culinária? Com um bom bate papo e receitas típicas fáceis de serem executadas. Fizemos então um combo de duas receitas em um só video. Chamado Kibes do Acre, o vídeo tem pouco mais de 14 minutos e envolve a elaboração de dois kibes, um com massa de mandioca e outro com massa de arroz.

A marca abraçou o conceito de manual. Assim como as receitas, queríamos que nossa marca passasse a ideia de feito à mão. Portanto, fizemos um logotipo com uma fonte desenvolvida exclusivamente para o projeto. Foi feito um esboço em papel e em seguida vetorizado e organizado.

Chegamos então em uma marca chapada. Sentíamos muita falta de volume. Portanto, decidimos adicionar 3 outras camadas, para dar a impressão de uma torta recheada. Utilizamos 4 cores principais.

Chegamos então na versão abaixo:

Testamos também aplicações chapadas utilizando as cores da paleta no logotipo e no fundo, além de uma versão negativa.

Fizemos também um perfil no Instagram para compartilhar os bastidores das filmagens, além de compartilhar conteúdo sobre o estado abordado no vídeo.

Esse projeto foi desenvolvido para um trabalho final da matéria Metodologia do Projeto, do curso de Design da Universidade de Brasília em 2019 e feito por:
 
Larissa Gomes
Matheus Natan
Pedro Matos
Pedro Faray
Paola Beatriz